ORGANI - Permeando as grades curriculares
Inspiração e referência https://www.youtube.com/watch?v=voZSxh2PgKY
A proposta do projeto ORGANI é criar na FEA-RP/USP um espaço criativo para experimentações de ideias dos estudantes do Campus e desenvolvimento de uma postura mais humana e aberta para convivência, aceitação das diferenças e respeito às opções e valores individuais. Uma ressignificação da vida pessoal e social através da vida acadêmica.Será desenvolvida uma programação de atividades para o espaço e serão realizadas pequenas inserções em sala de aula através de dinâmicas que tragam aos alunos oportunidades de reflexão e desenvolvimento pessoal através de materiais como textos, dados e notícias, oficinas, mini cursos, artes e afins.
As atividades serão inspiradas e conduzidas por aspectos culturais, socioambientais e modelos alternativos que possam promover liberdade e bem estar coletivo na vida acadêmica.
Essas inserções podem inspirar novos negócios sociais e pesquisas colaborativas multidisciplinares, que valorizem e fundamentem questões do cotidiano social geradoras de reflexões.
- Desenvolvimento de projetos
- Não
- Problema Social que ele pretende resolver
- Identifica-se que os problemas a serem resolvidos são: 1. a limitação teórica das grades curriculares; 2. a falta de estímulo a multidisciplinaridade e desenvolvimento de inteligências múltiplas; 3. a falta de interação dos universitários com profissionais atuantes em economias alternativas da região Geralmente os estudantes da FEA-RP/USP conseguem estágio logo nos primeiros semestres, o que acaba por vezes comprometendo o tempo dos mesmos e criando empecilho para o envolvimento com aquilo que a universidade possa oferecer além das salas de aula (workshops, palestras, eventos, etc). Desta forma, ORGANI visa permear as grades curriculares dos cursos da FEA-RP/USP dentro e fora dos horários de aula, apresentando aos estudantes novas experiências e perspectivas integradas a sociedade como um todo.
- Como funciona o seu negócio
- Existirão quatro frentes de impacto, via interação social e educacional, a fim de estimular o desenvolvimento de senso crítico, ações com propósitos integrados e ressignificação de paradigmas da vida acadêmica. São elas: a) Criação do espaço criativo Organi onde irão ocorrer as atividades já apresentadas; b) Realização de diversos cursos e momentos de aprendizagem compartilhada; c) Loja orgânica para empreendimentos, produtos e serviços de alunos, professores e funcionários As atividades serão focadas e conduzidas com base em aspectos culturais, sociais, políticos, ecológicos e modelos econômicos alternativos, a fim promover o bem estar coletivo na vida acadêmica. Serão estimuladas visual e sensorialmente experiências que valorizem e traduzam discussões cotidianas de realidades sociais, políticas e demais situações presentes de forma significativa no país e região, tais como a miscigenação étnico-cultural, questões de gênero, e demais geradoras de reflexão.
- Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
- A sustentabilidade financeira do negócio virá com a abertura do espaço ORGANI, de realização de economias alternativas, empreendedorismo e troca de bens e serviços entre discentes, docentes e funcionários. No ambiente também serão realizados cursos, atividades de autoconhecimento, rodas de aprendizagem, entre outros produzidos por e para todos, dentro da filosofia de respeito a singularidade de cada um e desenvolvimento pessoal. Os custos objetivos serão os de transporte e alimentação dos profissionais que disponibilizem seu tempo a apresentar-se em troca de colaboração espontânea dos ali presentes. São os profissionais da região atuantes em economias alternativas que serão convidados para compartilhar suas reflexões, saberes e ofícios no espaço acadêmico, e esse momentos ocorrerão periodicamente durante as aulas desde que seja acordado previamente com o docente responsável. Assim, podemos valorizar o compartilhar de conhecimento por diversos meios.
- Viabilidade financiera
- O principal fator de destaque é que a simplicidade do projeto faz com que o mesmo dependa basicamente da disposição a mudança e boa vontade daqueles que se propuserem a participar do processo de ressignificação dos paradigmas da vida acadêmica . Por ter baixo custo (impressão de materiais, decoração do espaço que será disponibilizado, transporte e alimentação dos profissionais convidados) sua viabilidade financeira não é motivo para desconforto pois a demanda por tranquilidade e bem estar é alta na FEA-RP/USP.
- Riscos
- Os possíveis fatores que podem impedir a fluidez do negócio são: 1) a burocracia existente na Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto 2) resistência a mudança; 3) falta de entrega, confiança e comprometimento daqueles que frequentarem o espaço
- Equipe
- Amanda Pinheiro Alface, Thomas Nogueira e Enrico Cappi são estudantes da FEA Ribeirão Preto, e Vinicius Rutkowski, UFSC. São estes plenos de amor e vontade de executar o projeto Organi, envolvidos respectivamente com desenvolvimento de projetos, design gráfico, gestão, ciência da informação e, junto dos demais alunos, num brainstorming coletivo, estão envolvidos com a transformação social da educação no país. O professor Edgard Monforte Merlo atua como mentor na elaboração e análise do projeto.
- Escalada
- Acredito que estruturando um plano de execução claro e objetivo, todos os estudantes tem acesso às atividades, independentemente de seus estágios/trabalhos, não comprometendo os mesmos nem o conteúdo base do curso escolhidos. "Organi" traz essencialmente o objetivo de estreitar laços universidade-sociedade, trazendo assim uma constante sensação de bem estar coletivo.
- Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
- Ao participar do desafio, existe intenção de desenvolvimento pessoal que permitirá não só conduzir e auxiliar a execução do negócio na FEA-RP/USP Ribeirão Preto, mas estruturá-lo de forma objetiva para que, compartilhando-o, o mesmo possa ser replicado, ampliando seu potencial de impacto para o maior número de instituições de ensino superior e consequentemente, de pessoas. Através do "Organi", enxergo a possibilidade real de sutilmente permear o modelo educacional das universidades brasileiras de forma agradável, visando a formação de profissionais íntegros,conscientes e responsáveis, além de possibilitar o Brasil de ser um dia referência em miscigenação acadêmica e pesquisa colaborativa.
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "ORGANI - Permeando as grades curriculares"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "ORGANI - Permeando as grades curriculares"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Amanda a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario