Citros
- Desenvolvimento de projetos
- Sim
- Problema Social que ele pretende resolver
- O projeto acontece na comunidade do Parque Conquista, situada no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. Em meio às desigualdades sociais observadas na comunidade destacaram-se a falta de saneamento, a baixa renda e também uma enorme quantidade de mosquitos vetores de doenças. Em fevereiro de 2016 o posto de saúde da região indicava que o número de casos de doenças transmitidas por Aedes Aegypti (chikungunya, zika e dengue) detectados no bairro do Caju eram de cerca de 25 por dia. Nesse sentido, o projeto se propõe a reduzir essa estatística e oferecer aos moradores uma atividade rentável.
- Como funciona o seu negócio
- O projeto possui três segmentos: o plantio de citronela e extração da matéria prima, fabricação de produtos e sua comercialização. O plantio é simples, e os processos de extração e a fabricação foram adaptadas para que fossem feitos com materiais comuns, de fácil disponibilidade e manipulação em uma residência da comunidade. Como o foco a princípio é o atendimento dessas pessoas, a venda será feita inicialmente dentro da comunidade Parque Conquista e posteriormente, com o crescimento do projeto, para outras comunidades do Caju e do município. No entanto o produto pode muito bem se enquadrar como um repelente comercial: basta fazer ligeiras adaptações, respeitando as exigências legais do mercado. Os moradores em posse dos produtos farão a proteção individual e, como já foi comprovado, esses produtos repelentes diminuirão a vulnerabilidade ao mosquito e às doenças propagadas.
- Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
- As principais receitas são obtidas com a venda dos produtos repelentes. Os custos de produção giram em torno dos gastos com a água no plantio da citronela e na extração, além de gastos com materiais suplementares (glicerina, materiais de limpeza), mas que em estudo prévio de viabilidade financeira agregam pouco ao valor final do produto.
- Viabilidade financiera
- A Citronela é uma planta de fácil replicação: a partir de uma única muda é possível desenvolver uma quantidade considerável de novas mudas. Além disso, após a colheita a planta volta a crescer com uma quantidade aproveitável de extrato, garantindo que cada muda possa ser reutilizada por cerca de 5 anos. Esses fatores baixam consideravelmente o custo de aquisição da matéria prima. O equipamento de extração do óleo essencial pode ser montado a partir de materiais reciclados, de baixo custo. Existe, adicionalmente, um mercado de alto potencial dentro da comunidade que garantirá uma receita inicial no início durante a fase de expansão da capacidade produtiva. Posteriormente a iniciativa poderá abranger as outras comunidades do Caju e, assim, se manter sustentável e lucrativa com uma atuação próxima aos seus clientes.
- Riscos
- Dificuldades poderão acontecer no processo de produção e venda, já que os produtos repelentes podem não ser bem aceitos no mercado e o retorno financeiro pode demorar a chegar. No entanto o principal risco que pode ocorrer é com relação à falta de estímulo dos moradores no plantio e colheita das mudas de citronela já que a planta leva alguns meses para crescer e se tornar produtiva.
- Equipe
- A equipe é formada pelos membros da Enactus UFRJ(projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro formado por alunos de graduação e professores conselheiros)e um representante da Associação de Moradores da comunidade. Ao final das capacitações e estruturação do negócio, a Enactus UFRJ entregará o projeto para os moradores mais interessados e que apresentem espírito empreendedor, dentre eles a Rosa, moradora que auxilia as pesquisas e integração com a comunidade desde a fase inicial.
- Escalada
- A citronela é uma planta de fácil cultivo e se adapta bem ao clima no Brasil, portanto salvo alguns casos específicos o projeto poderia ser ampliado para todo o território nacional. Por outro lado, como o projeto depende de um organismo vivo que cresce em determinadas condições de cultivo a expansão para o mundo dependeria de algumas adaptações no modelo de negócio, tais como em vez de plantar a citronela, comprar seu extrato de outra região. O processo de fabricação e a venda dos produtos derivados, porém, não apresenta restrições geográficas ou regionais e pode facilmente ser replicada em diferentes partes do país ou do mundo em que sua aplicação seja viável.
- Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
- Como o projeto ainda encontra-se em fase de ajustes e implementação, sua inscrição no desafio busca ganhar visibilidade e apoio técnico para que ele possa ser desenvolvido e potencializado da melhor forma possível.
- Video Pitch
- https://www.youtube.com/watch?v=M3z0prvUsPc
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Citros"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Citros"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Raíssa a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario