HandsOn
https://animoto.com/play/FyKh09qTFuyyCMdvzn8HVg
Escola livre de capacitação em costura e artesanato de pessoas de baixa renda, terceira idade e refugidos em Curitiba. Foco no desenvolvimento de novos conhecimentos, geração de produção (conhecimento colocado em prática), comercialização (empreendedorismo), geração de renda e reinvestimento na ampliação do processo e benefício de outros projetos. A ideia portanto é ensinar ao mesmo tempo em que se produza, comercializar com objetivo de obter renda e compartilhamento com outros projetos através de coleções temáticas de produtos.
- Desenvolvimento de projetos
- Não
- Problema Social que ele pretende resolver
- Um dos maiores problemas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, idosos e refugiados é descobrir novas habilidades para poder se reinserir no mercado de trabalho. Ainda mais se não tiver condições de pagar por um curso. A HandsOn pretende portanto solucionar este problema ao criar um meio de ensinar, mas também ao mesmo tempo produzir e comercializar novos artigos feitos por estas pessoas.
- Como funciona o seu negócio
- Instalado na Base Collective em Curitiba. O objetivo da HandsOn é ter a princípio professores voluntários de diversas atividades ligadas ao artesanato e costura. O ensino será gratuito, em oficinas de 2hrs diárias, mas aberto a colaboração financeira externa com o objetivo de pagar minimamente os profissionais, cobrir as custas estruturais (água, luz, internet) e materiais. Nas demais horas por dia, a título de prática os alunos podem produzir aquilo que estão aprendendo e aquilo no qual melhor se desenvolverem. Esta produção poderá ser comercializada através de pontos de vendas físicos e online, gerando renda para auxiliar estes alunos. Passado o período de aprendizado a HandsOn ainda poderá possibilitar que as produções sejam realizadas dentro do espaços e utilizando seus esquipamentos até que os artistas/artesãos possam comprar seu próprio equipamento.
- Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
- Produção e comercialização de artigos de decoração, cama, mesa, banho, vestuário. Venda através de e-commerce e parcerias com pontos de venda físico. Repasse de percentuais das vendas para o projeto, para os produtores e para a manutenção do espaço.
- Viabilidade financiera
- A diversidade cultural que pode ser obtida através do ensino de diversas técnicas a um público diverso pode resultar num importante mix de produtos. A história por trás dos produtos num mercado com cada vez mais interesse por negócios com propósito. FairTrade, FairMarket, etc.
- Riscos
- Não conseguir o suficiente para pagar minimamente os profissionais de ensino, causando a desistência do projeto. Não conseguir auxiliar ao mínimo para que os alunos possam arcar com valores do transporte e com isso desistam dos cursos.
- Equipe
- Henrique Cabral: Estilista e Consultor em Economia Criativa Co-fundador da Base Collective
- Escalada
- Formação do corpo de professores Instalação já ligada à Educação e formação profissional Volume de pontos de venda suficientes Parceiros/Fornecedores de matéria prima locais ou próximos
- Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
- Poder expor um novo modelo de negócio baseado em educação, formação, atividade prática e produção aliada a geração de renda. Tudo isto numa mesma iniciativa.
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "HandsOn"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "HandsOn"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Henrique a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario