Parklet/Praça Itinerante/Rua Compartilhada
O Projeto Estar Urbano surgiu com intuito de convidar as pessoas a retomarem a convivência nos espaços públicos, a caminharem e pedalarem pelas ruas, a perceberem o que pode ser melhorado nos diversos bairros com novas ideias e atitudes, independente de verbas públicas disponíveis. Nosso objetivo é viabilizar projetos especiais de urbanidade que contribuam de forma criativa e afetiva nos espaços de convivência comum: ruas, praças, canteiros, vazios urbanos e outros.É através da oferta de produtos e serviços como: parklets, Praças (Itinerantes e permanentes), mobiliários urbanos, Micro oásis, ruas compartilhadas e da realização de ações de gentilezas urbanas, como: oficinas, workshops, palestras, apresentações culturais, exposições artísticas que contribuímos para a melhoria do bem-estar social.
- Desenvolvimento de projetos
- Sim
- Problema Social que ele pretende resolver
- Fortaleza hoje é uma cidade de aproximadamente 2 milhões e meio de habitantes. O índice de violência aumentou assustadoramente nos últimos anos, tornando as pessoas cada vez mais isoladas e reféns do medo. O índice de suicídio é crescente e preocupante entre jovens e adultos. Entendemos que o espaço pode sim ser agente transformador da realidade social e o encorajamento da participação coletiva torna essas mudanças autênticas e sustentáveis. Em reuniões com o poder público municipal percebemos uma receptividade dos conceitos e ideias abordados pelo Estar Urbano para melhoria dos espaços de convivência na cidade.
- Como funciona o seu negócio
- O Projeto Estar Urbano (que hoje virou uma empresa diante da tentativa de apoio e captação de recursos financeiros externos) surgiu com intuito de convidar as pessoas a retomarem a convivência nos espaços públicos, a caminharem e pedalarem pelas ruas, a perceberem o que pode ser melhorado nos diversos bairros com novas ideias e atitudes, independente de verbas públicas disponíveis. Nosso objetivo é viabilizar projetos especiais de urbanidade que contribuam de forma criativa e afetiva nos espaços de convivência comum: ruas, praças, canteiros, vazios urbanos e outros. Também conseguimos sensibilizar algumas empresas e pessoas físicas, captando recursos para investir em mobiliários que incentivem o pedestre, o uso da bicicleta e para execução de projetos de parklets, rua compartilhada, praças itinerantes, arte e paisagismo nos canteiros centrais e microoásis.
- Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
- Nossas receitas são geradas a partir de negociações pontuais com algumas empresas locais através da venda de mobiliários e projetos. Nossos custos se dão com aluguel de uma sala comercial para reunir a equipe e com custos de projetos para apresentação das ideias estudadas. Temos custos com contador e encargos fiscais. Nossa produção de equipamentos é artesanal e terceirizada com mão de obra local.
- Viabilidade financiera
- Destacamos primeiramente a necessidade de mudanças e melhorias da vida urbana, desdobrando-se em melhorias individuais e coletivas no cotidiano das cidades. Entendemos que quando boas propostas são implantadas, experimentadas e aprovadas pela população inicia-se uma demanda natural de novas experiências e melhorias. Observamos esse movimento através do contato direto com as pessoas e de inúmeras mensagens que recebemos por e-mail e na rede social. Embora estejamos conseguindo avançar pontualmente com auxílio de algumas empresas, percebendo o potencial criativo e inovador de algumas propostas, imaginamos que o nosso modelo de negócio ainda esteja em formatação, por isso nosso interesse em poder compartilhar e aprender com a Yunus Negócios Sociais.
- Riscos
- Ainda entendemos como dificuldade a criação de uma prática de análise e manutenção física de tudo que já foi implantado na cidade. Entendemos que as colaborações das lideranças de bairro junto à sua comunidade são indispensáveis nesse processo o que torna o sucesso da ação amplo e complexo.
- Equipe
- O projeto Estar Urbano foi idealizado por nós, Liana Feingold e Laura Rios, arquitetas e urbanistas formadas desde 2004 pela Universidade de Fortaleza. Atuamos no mercado local desde então. Recebemos algumas premiações em amostras locais de arquitetura em categorias de design e sustentabilidade em alguns anos. Em 2015 tivemos dois mobiliários urbanos selecionados e expostos na Bienal Nacional de Design em Florianópolis. temos ministrado palestras e workshops em universidades,órgãos públicos etc
- Escalada
- Estabelecemos relações de conexão com vários grupos no território brasileiro e outras partes do mundo no intuito de trocar experiências positivas e negativas. Em 4 de dezembro fizemos parte da organização da primeira Conferência on line de Urbanismo Tático, com participação de quatro cidades brasileiras e grupos de Portugal e França. As dificuldades aqui são diferentes das encontradas por lá, cada região tem suas particularidades. Foi uma troca muito positiva e novos desafios foram lançados.
- Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
- Conhecemos a Yunus Negócios Sociais nas redes sociais e nos identificamos com o conceito e os princípios apresentados. Compreendendo que estamos em harmonia em nossos objetivos, gostaríamos de conhecê-los com maior profundidade com intuito de trocarmos experiências e tentarmos uma parceria.
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Parklet/Praça Itinerante/Rua Compartilhada"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Parklet/Praça Itinerante/Rua Compartilhada"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Estar a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario