Educação Ambiental no Distrito de Ilhas - SC

Objetiva-se a elaboração e execução de um projeto de Educação e Sensibilização Ambiental com a população tradicional do Distrito de Ilhas, em Araranguá - SC, Brasil. Utilizando-se de preceitos freirianos, busca-se trabalhar questões hídricas e de uso e ocupação da região, a fim de fomentar a participação da comunidade local na elaboração dos planos de manejo das Unidades de Conservação presentes neste território. Diante do exposto, além de preceitos freirianos, como etapa metodológica utilizaremos técnicas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) com o intuito de criar possibilidades para que esta população esteja, de fato, inserida no seu processo de formação.
Problema que resuelve su propuesta
O Distrito de Ilhas, localizado no litoral do Extremo Sul Catarinense, mais precisamente na Foz do rio Araranguá, é um território marcado pelo ecossistema de restinga e presença de marismas. Este se constrói, hoje, por meio de disputas entre aqueles que buscam a sua preservação e aqueles que visam a sua ocupação, mesmo que de forma desordenada. Este Distrito se localiza dentro de uma APA e uma RESEX, ambas ainda sem um plano de manejo elaborado, o que permite com que, por brechas nas legislações ambientais, fiquem na mão da especulação imobiliária que se apresenta muito forte neste território. Martinello (2021) em seu trabalho realizado neste local pôde observar a necessidade de formação, articulação e empoderamento da população tradicional (aproximadamente 50% dos residentes). População esta que tem na pesca artesanal e no artesanato em palha de butiá e junco as suas principais fontes de geração de renda.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O empoderamento da população tradicional de Ilhas permitirá um debate com autonomia, quando da elaboração dos Planos de Manejo destas Unidades de Conservação. Não se trata apenas da preservação ambiental do Distrito de Ilhas, mas também da existência de povos e culturas que sobrevivem por conta do ambiente preservado. Para Santos (2002) existe a necessidade de criar possibilidades de uma discussão equitativa entre aqueles que vivenciam o território e os tomadores de decisões. Já para Freire (2001) é preciso transformar os sujeitos em agentes neste processo de formação. Diante disso, a execução deste projeto possibilitará educar e sensibilizar a população do Distrito de Ilhas para as questões ambientais a fim de que estes se tornem verdadeiras e verdadeiros guardiões e guardiãs do território que vivenciam. Com a população empoderada os processos de discussões acerca de Ilhas não serão feitos a todo custo, mas sim com um importante debate entre estes e os tomadores de decisões.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Venho de uma formação universitária em Engenharia Ambiental e Sanitária intercalada com projetos de pesquisa e extensão. Por conta disso e também de outros fatores, compreendo o meio ambiente como algo vivo, interconectado, assim como nos fala Edgar Morin. Por ter esta compreensão e acreditar em um novo mundo possível, mais justo, empático e solidário com todas as formas de vida, acredito que para além da existência humana, é preciso garantir a existência da fauna e da flora, uma vez que todas estas estão ligadas entre si. Considero, ainda, que este novo mundo somente será possível por meio de uma educação que seja, de fato, libertadora.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Educação Ambiental no Distrito de Ilhas - SC"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a EDUARDO FERNANDES MARTINELLO a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario