Mato no Prato - Agrobiodiversidade na Rede

Propõe-se aqui a consolidação de um sistema de conexão entre entes que compõem a cadeia produtiva de "Plantas Alimentícias Não Convencionais", vegetais comestíveis que são negligenciados pela sociedade.A Mato já compartilha conteúdos, fomenta e divulga pesquisas e estimula a produção e consumo de produtos provenientes da agricultura familiar que tem baixa demanda no mercado convencional de alimentos. Temos trabalhado com grupos e famílias produtoras de PANC na oferta e negociação das safras através de telefone e por mensagem, já que muitos deles não utilizam recursos digitais avançados. Nossa proposta é de automatizar este processo através de uma sensibilização para o uso de ferramentas digitais e o desenvolvimento de um e-commerce de interface simples, em que os agricultores cadastrados utilizarão como canal de vendas, ampliando as possibilidades de comercialização desses vegetais, fortalecendo a cultura da agrobiodiversidade, gerando renda e promovendo a inclusão social e digital.
¿Cuál es tu nombre completo?
Beatriz Barbosa de Carvalho
¿Cómo quieres que te llamen? (Nombre social o Apellido)
Bia
Estado / Ciudad
São José dos Campos-SP
¿Qué causas defiende activamente?
2 Fome Zero e Agricultura Sustentável,3 Saúde e Bem,11 Cidades e Comunidades Sustentáveis,12 Consumo e Produção Responsáveis
¿Cuál es el nombre de la organización que postula?
Beatriz Barbosa de Carvalho 36828806824
¿En qué país está registrada su entidad?
Brasil
Describa su público objetivo?
Para o projeto, começaremos com o grupo de produtores que já estão na nossa lista de fornecedores, são aproximadamente 65 produtores familiares, boa parte mulheres, independentes ou de associações e cooperativas. São em maioria residentes na região rural do Vale do Paraíba e pertencem a grupos ribeirinhos, caiçaras ou quilombolas, todos são praticantes da agroecologia, ou seja, apenas produções orgânicas, de baixo impacto sobre os ecossistemas, que preservam a biodiversidade. Nas redes, 70% da nossa comunidade é de mulheres de 35 a 55 anos que buscam melhorar a qualidade de vida de suas famílias introduzindo as PANC. Elas se identificam com as nossas causas através de memórias afetivas relacionadas aos alimentos que divulgamos, já que tratamos de ingredientes pertencentes à cultura popular e tradicional que perderam espaço com a industrialização dos alimentos. Boa parte dessas mulheres trabalha com saúde ou alimentação, e consumem na nossa loja virtual.
¿Cuál es el impacto directo o indirecto que genera su proyecto?
Até o momento, realizamos mais de 150 ações e oficinas em áreas públicas e instituições privadas, como escolas, indústrias, hospitais, estações de metrô, sindicatos, e outros, levando conhecimento sobre PANC. Atendemos 5 escolas com projetos de hortas orgânicas e instalações complementares, já realizamos mais de 30 palestras e aulas ministradas para associações e cooperativas de agricultores em transição para o cultivo orgânico ou agroecológico, distribuímos mais de 10 mil mudas de PANC em nossas ações educacionais; auxiliamos na comercialização de mais de 1 tonelada de alimentos considerados não-convencionais para instituições como Sesc, Sebrae, Usp, Governo de São Paulo e outras.
Envíe un video para complementar su idea (enlace de YouTube)
https://youtu.be/iBCaPH64880
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Mato no Prato - Agrobiodiversidade na Rede"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Beatriz a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario